sábado, 19 de janeiro de 2013

Portfólio


Reflexão baseada no texto

 O PORTFÓLIO PODE MUITO MAIS DO QUE UMA PROVA
* Joyce Munarski Pernigotti
  Liane Saenger
Lígia Beatriz Goulart
Vera Maria Zambrano Ávila

  

Sem dúvida a avaliação é muito importante no processo de ensino e está sempre em discussão nas considerações de professores preocupados com a melhor maneira de realizar tal tarefa da maneira mais justa possível. Implica em obter, através de instrumentos, o entendimento do que o aluno realmente construiu como aprendizado e conhecimento e o que ele agregou ao conhecimento que já possuía.
As autoras falam apropriadamente que uma simples prova como forma de avaliar conhecimentos muitas vezes pode ser injusta, pois como Lima (2000) demonstra o objetivo de uma avaliação é revelar os processos de aprendizagem do indivíduo e apontar os passos para o desenvolvimento futuro, e que assim sendo, não pode ser uma avaliação pontual, como uma prova em sua concepção tradicional em que se pede a devolução da informação dada.
A avaliação é uma forma de o professor ter acesso ao que o aluno construiu ao longo do processo de aprendizagem. Avaliações que exigem apenas memorização não são satisfatórias. É necessário que o professor permita e incentive que seu aluno exponha suas ideias aliando seu conhecimento prévio ao que aprendeu teoricamente.
A construção de textos é uma excelente forma de o professor compreender o que o aluno aprendeu e está aprendendo. Para isso a utilização de portfólio, conforme as autoras relatam no artigo, vem ao encontro de uma maneira mais eficiente de avaliar, pois possibilita ao professor entender o que o aluno aprendeu, qual raciocínio ele utilizou para construir determinado conhecimento. Refletindo nos escritos do portfólio o professor tem oportunidade de criar novas ações e práticas pedagógicas que auxiliem seu aluno a continuar progredindo.
Portanto, como educadores preocupados com o aprendizado dos alunos e em como avaliar de forma mais eficiente, adotar o portfólio, mapas conceituais, projetos de pesquisa realizados por eles, todo tipo de material que envolva continuidade, processo, sem o imediatismo da prova tradicional, provavelmente será mais bem sucedido.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Elvira Souza. Currículo e avaliação. p: 26, 2000.

Um comentário:

  1. As reflexões são interessante e merecem ser compartilhadas com as colegas. Gostei da articulação com outras leituras.

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