sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reflexões de uma aspirante a educadora.


Ao longo destes meses de experiência no PIBID, onde tive a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma professora foram muitas as percepções. Pude observar as realizações que essa carreira oportuniza. A convivência com as crianças diariamente, ou no caso semanalmente, desenvolve um vínculo afetivo muito grande. Emociona-nos e engrandece cada sucesso alcançado pelos nossos alunos. Cada etapa do aprendizado alcançada. Cada evolução de conhecimento. Cada palavra aprendida. Cada texto lido. Um simples reconhecer as letras é considerado um avanço grande quando acompanhamos o aprender de um aluno pré-silábico. Quando um pré- silábico evolui e formula a hipótese silábica de escrita e podemos presenciar a teoria que aprendemos na faculdade de maneira viva e é muito gratificante. Perceber a evolução do aprendizado de um aluno é algo admirável. É a recompensa de um trabalho realizado, é uma etapa de aprendizado que foi atingida com a nossa participação.
Acredito que nesses meses de monitoria e de oficinas aplicadas participando semanalmente das atividades escolares, das rotinas, do convívio com os alunos da escola, dos professores, foi possível refletir sobre todas as experiências vividas e concluir que está sendo uma experiência enriquecedora e gratificante.
Gostaria de agradecer à Escola Nossa Senhora das Dores que me recebeu de braços abertos fazendo com que me sentisse parte da escola, participante das suas conquistas, das suas vitórias.
À diretora Mara e todos os demais professores que me receberam afetuosamente, permitindo que me sentisse amparada e pertencente ao grupo.
 Agradecer a minha professora parceira Mariluci, que todo tempo me apoiou e foi de uma generosidade imensa, abrindo espaço para que eu pudesse colocar em prática tudo que havia proposto, aliando a teoria aprendida na faculdade com o mundo real da escola e seu cotidiano, para que assim tivesse dados que baseassem minha pesquisa.
Aos meus queridos alunos que sem a colaboração deles nada teria sido possível. Foram criativos e participaram sempre alegremente, com suas produções, suas opiniões e compartilhando suas experiências de vida, onde pude aprender muito com eles, tanto ou mais do que eles comigo.
Sou grata à professora Lourdes, pela paciência, pela colaboração constante, pelo apoio, pela mediação junto à direção da escola, pela sua dedicação e carinho. Sempre pronta a ajudar, com alegria supervisiona o Pibid, experiência nova como ela mesma comentou, mas cumprida de maneira competente e profissional.
         Agradecer a minha colega Ana Cláudia, que sempre me amparou, auxiliando e opinando, apoiando e sugerindo, sendo minha colaboradora e companheira nas atividades e nas ansiedades que surgiam, sempre disposta a ajudar e ao meu lado nas dificuldades e realizações.
         Por fim, agradecer a professora Anilda e a professora Lígia que me orientam sempre. Com generosidade e paciência colaboram para qualificar minha pesquisa, abraçando minha proposta e me auxiliando a realizar um bom trabalho com suas sugestões e orientação.
         Refletindo sobre a oportunidade que me foi oferecida no PIBID, percebo que é uma experiência única que se inicia e que abre novas possibilidades de aprendizado, pois como Paulo Freire diz “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”. Que é refletindo sobre a prática de ontem que se pode melhorar a próxima prática.
É analisando as palavras de Freire, que tomo como compromisso pessoal: aprender cada vez mais, estar aberta ao novo, ter consciência do inacabado, sabendo que o estudo e a pesquisa na vida do professor é algo constante e que nunca acaba.  Qualificar a minha prática e o meu aprendizado na busca de conhecimento e de competências que me habilitem ser uma educadora capaz de fazer alguma diferença na vida dos meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário