sábado, 21 de julho de 2012

Segunda Oficina


Segunda oficina
Dia 20/06/2012

Hoje contei a história “A Zeropeia” no varal, aproveitando o interesse das crianças por histórias e pensando em conciliar os textos e mostrar as variedades que existem apresentei novamente com o recurso do varal o livro “Brincando com Parlendas”.
Fizemos a leitura das parlendas. Algumas eram conhecidas dos alunos, outra eles não conheciam, mas gostaram. Acharam algumas engraçadas.
Com as palavras das parlendas, adaptei uma atividade do livro “Didática do Nível Silábico” de Esther Grossi, que consistia em ligar as palavras à letra inicial e à quantidade de letras da palavra. No livro, a autora mostra a importância de identificar a letra e o seu som, bem como para avançar do nível silábico para o alfabético é necessário que a criança se dê conta que cada letra corresponde a um som e precisa ser grafada de maneira que uma letra corresponda a um som e não uma letra correspondendo a uma sílaba.
Outra atividade proposta foi a de colocar o nome dos desenhos completando as palavras com a sílaba faltante.
Fizemos o jogo “Trilha das Letras”, que consiste em sortear um número no dado, que irá corresponder a uma letra na trilha. Com essa letra escrever uma palavra. Dividir a turma em duas equipes e marca ponto quem escrever a palavra corretamente. O registro das palavras era feito no quadro por cada um dos participantes da equipe. O trabalho coletivo é sempre muito mais produtivo nestes casos, pois permite que as crianças reflitam entre elas e levantem várias hipóteses de escrita, umas auxiliando as outras a enfrentar seus conflitos e superando-os.

Jogando a Trilha das Letras




Jogo Trilha das Letras



Nenhum comentário:

Postar um comentário