segunda-feira, 23 de julho de 2012

TERCEIRA OFICINA


TERCEIRA OFICINA
Dia 27/06/2012


Ao perceber que a maioria dos alunos era silábica e pretendendo contemplar esses alunos para que avançassem, bem como os demais, propus uma atividade de ordenar sílabas.
Fizemos uma tabela que continha várias sílabas que eram numeradas. A partir dessas sílabas era proposta a criação de palavras. Mais uma vez adaptei esta atividade  do livro de Esther Grossi, “Didática do nível Silábico”, que vem trazendo sugestões de como auxiliar os alunos que se encontram no nível silábico progridam para o nível alfabético.


1

CO
2

MA
3

DO
4

 PA
5

CE
6

TE
7

DA
8

CA
9

MI
10

BO
11

ES
12

PO
13

TI
14

LA
15

SA
16

LHA
17

TO
18

PI
19

NHO
20

NE
21

DO

11+1+14= ESCOLA

2+8+1= MACACO

17+2+6= TOMATE

Outra atividade que realizamos nesta oficina foi a “Pescaria do alfabeto”.
Semelhante a brincadeira de festa junina , elaborei uma pescaria onde as crianças pescavam um peixe que continha uma palavra escrita. Solicitei que as crianças realizassem a leitura da palavra, em seguida escrevendo-a no quadro.
A cada palavra escrita no quadro, era questionado qual a letra inicial, quantas letras tinha, sendo em seguida guardada na “gaveta da geladeira” que correspondia a letra no painel, que continha um bolso para cada letra do alfabeto.
As crianças gostaram da atividade. Pude perceber que quase todos os alunos estão lendo, e todos conseguiram identificar a letra inicial da palavra. Para escrever a palavra no quadro solicitei que não a copiassem do peixe e sim escrevessem como sabiam. Juntamente com a turma, íamos fazendo as intervenções e auxiliando-os a refletir se estava faltando alguma letra, se era assim que se escrevia, enfim buscando auxiliá-los nos seus conflitos para que progredissem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário