TERCEIRA OFICINA
Dia 27/06/2012
Ao perceber
que a maioria dos alunos era silábica e pretendendo contemplar esses alunos
para que avançassem, bem como os demais, propus uma atividade de ordenar
sílabas.
Fizemos uma
tabela que continha várias sílabas que eram numeradas. A partir dessas sílabas
era proposta a criação de palavras. Mais uma vez adaptei esta atividade do
livro de Esther Grossi, “Didática do nível Silábico”, que vem trazendo
sugestões de como auxiliar os alunos que se encontram no nível silábico
progridam para o nível alfabético.
1
CO
|
2
MA
|
3
DO
|
4
PA
|
5
CE
|
6
TE
|
7
DA
|
8
CA
|
9
MI
|
10
BO
|
11
ES
|
12
PO
|
13
TI
|
14
LA
|
15
SA
|
16
LHA
|
17
TO
|
18
PI
|
19
NHO
|
20
NE
|
21
DO
|
11+1+14= ESCOLA
2+8+1= MACACO
17+2+6= TOMATE
Outra
atividade que realizamos nesta oficina foi a “Pescaria do alfabeto”.
Semelhante a
brincadeira de festa junina , elaborei uma pescaria onde as crianças pescavam
um peixe que continha uma palavra escrita. Solicitei que as crianças
realizassem a leitura da palavra, em seguida escrevendo-a no quadro.
A cada palavra
escrita no quadro, era questionado qual a letra inicial, quantas letras tinha, sendo em seguida guardada na “gaveta da geladeira” que correspondia a letra no
painel, que continha um bolso para cada letra do alfabeto.
As crianças
gostaram da atividade. Pude perceber que quase todos os alunos estão lendo, e todos
conseguiram identificar a letra inicial da palavra. Para escrever a palavra no
quadro solicitei que não a copiassem do peixe e sim escrevessem como sabiam.
Juntamente com a turma, íamos fazendo as intervenções e auxiliando-os a
refletir se estava faltando alguma letra, se era assim que se escrevia, enfim buscando
auxiliá-los nos seus conflitos para que progredissem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário